Problemas emocionais podem afetar a coluna cervical, tórax e lombar

Conheça as técnicas mais avançadas para tratar a Ansiedade
03/08/2021
Como um trauma emocional influencia nosso corpo físico?
05/08/2021
Conheça as técnicas mais avançadas para tratar a Ansiedade
03/08/2021
Como um trauma emocional influencia nosso corpo físico?
05/08/2021

Problemas emocionais podem afetar a coluna cervical, tórax e lombar

Nossa coluna vertebral tem a função de amortecimento, sustentabilidade do peso e equilíbrio do corpo. Auxilia na movimentação dos braços e pernas contribuindo para a locomoção. É uma região de sobrecarga do corpo no sentido real da palavra.

Segundo Hamer, o precursor da nova medicina germânica, nossa coluna vertebral não é apenas uma região de sobrecarga física, é uma região também de sobrecarga emocional. À medida que nos sentimos sobrecarregados emocionalmente, e caso nosso corpo não apresente um bom combate à situação difícil, a tendência será uma sensibilidade na região da coluna, deixando-a suscetível a sinais, sintomas e doenças.

Como se refere a uma região que restabelece o eixo de  equilíbrio do corpo, logo, se algo afeta nosso equilíbrio emocional, por consequência, a coluna também poderá ser afetada.

Essa predisposição primária de origem emocional pode afetar a coluna cervical, coluna torácica e /ou coluna lombar.

Pode resultar em problemas ósseos, tendíneos, nervosos, musculares e/ou discos intervertebrais. 

A coluna lombar é região de apoio e sustentação, está relacionada no contexto emocional referente a quando não estamos conseguindo apoiar e/ou sustentar alguém ou algo, por exemplo, financeiramente. 

Mais especificamente a coluna lombar baixa (L4 – L5) se relaciona ao contexto emocional de submissão, tendo de se curvar para alguém ou para determinada situação. O caso  de desvalorização sexual e frustração também pode se inserir neste contexto.

A coluna cervical alta (3 primeiras vértebras), sendo esta a região de sustentação da cabeça,  está associada ao contexto de incapacidade e desvalorização intelectual, quando a pessoa se sente incapaz intelectualmente de resolver algo ou, ainda, um conflito gerando frustração e impotência  neste sentido. 

A coluna cervical baixa está relacionada à injustiça e humilhação, como se tivesse de se curvar, ficar cabisbaixo diante de alguém ou a determinada situação. 

Tudo que é traumático não entra nesta leitura geral emocional dos sintomas que se refere a coluna vertebral. Por exemplo: queda, má postura por longo período, acidentes, trauma físico, etc. 

Baseado nos estudos da nova medicina germânica, existe uma relação direta entre o psiquismo arcaico de um ser vivo, a expressão do programa biológico no tecido do órgão correspondente, e a área específica do cérebro. 

Para uma mesma doença (patologia), são sempre as mesmas áreas cerebrais que são envolvidas, tanto no homem como no animal. Os sintomas têm uma razão biológica.

Estes estudos apresentam as seguintes bases científicas:

  • epigenética (hereditariedade e influência dos meios);
  • filogênese (estudo da evolução das espécies);
  • embriogênese (desenvolvimento do embrião);
  • física quântica (relação entre frequência, vibração e energia);
  • neurociência (cérebro e sua relação com o comportamento humano);
  • ontogenia (desenvolvimento de um indivíduo desde a concepção até a maturidade).

Assim, diante de uma situação de bastante estresse, programas especiais são acionados no nosso corpo como mecanismo de sobrevivência. Cada pessoa sente e reage às situações difíceis da vida de maneiras diferentes. 

Essas respostas irão afetar os órgãos, caso o corpo não tenha um bom combate à  determinada situação. Então, pode desencadear reações aparecendo sinais, sintomas e/ou doenças específicas.