
Intolerância à lactose
12/08/2021
Descubra o que é a Microfisioterapia
15/08/2021A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma denominação dada ao conjunto de modalidades terapêuticas surgidas na China, há cerca de 5.000 anos (A.C.).
Na MTC, existem as seguintes terapias:
- Moxabustão
- Ventosaterapia
- Magnetorerapia
- Auriculoterapia
- Eletroacupuntura
- Acupuntura
- entre outras
O que é a acupuntura?
A acupuntura é a medicina mais antiga do planeta, reconhecida no mundo inteiro pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Na acupuntura, existem duas teorias baseadas em comprovações científicas, incluindo a: teoria oriental e teoria ocidental.
A teoria oriental é composta por 12 meridianos (são linhas de energia espalhadas pelo corpo representadas pelos órgãos, vísceras e funções do organismo). Os meridianos são bilaterais:
- Meridiano do Pulmão
- Intestino Grosso
- Estômago
- Baço-Pâncreas
- Coração
- Intestino Delgado
- Bexiga
- Rim
- Circulação
- Sexualidade
- Vesícula Biliar
- Fígado
No trajeto dos meridianos, existem os pontos de acupuntura, que consistem em canais específicos de energia (espécie de ponte energética) que se conecta energeticamente à superfície do corpo, órgãos internos, medula e sistema nervoso central. Eles têm a função de transportar a energia do corpo e liberar o fluxo de energia acumulada. Existem, em média, 5 mil pontos de acupuntura espalhados pelo corpo. Assim, quando estimulados apresentam a função de reequilibrar a energia vital trazendo o equilíbrio e harmonização do corpo físico e emocional, tratando, prevenindo doenças e melhorando a imunidade geral do corpo.
Já a teoria ocidental, consiste na comprovação da liberação de Neurotransmissores (substâncias químicas que levam as boas sensações para o cérebro) capazes de tratar dores físicas e emocionais, curar e prevenir doenças.
As principais substâncias estimuladas pelas agulhas de acupuntura, são: Serotonina (felicidade, humor, prazer), Dopamina (memória, concentração, libido, prazer, sensação do dever cumprido), Histamina (imunidade, processo inflamatório e alérgico), Ocitocina (“hormônio do amor “ expelido durante o parto, o sexo e amamentação), Noradrenalina (responsável por nos manter em estado de alerta durante um episódio de estresse, no sentido de lutar ou fugir), Endorfina (anestésico natural do corpo mais potente que a morfina, responsável também por sensação de prazer e bem-estar).
Como funciona a acupuntura?
Ao inserir uma agulha em um acuponto (ponto de acupuntura), o organismo libera essas substâncias químicas com efeitos antiálgicos, anti-inflamatórios e ansiolíticos.
A técnica mais utilizada na acupuntura é a técnica das 10 agulhas, o tratamento é individual, traçado minuciosamente após uma anamnese detalhada colhida conforme a história atual e pregressa de cada paciente.
O material das agulhas é o aço inoxidável, não enferruja nem oxida. São finas e flexíveis, são maciças, não tem lúmen, visto que não sobrevive vírus, fungos e bactérias, são descartáveis por questões de assepsia e segurança.
Breve histórico da acupuntura
A acupuntura se baseia na teoria do Yin e Yang. São energias opostas e complementares que alternam em um movimento cíclico e nos mantém o equilíbrio.
Com base nessa teoria científica, os recursos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mantém a saúde física, emocional e mental, proporcionando uma saúde integral (corpo, mente, espírito) prevenindo e tratando doenças.
A acupuntura baseada no contexto geral da medicina tradicional chinesa (MTC) alivia sintomas e trata todo e qualquer problema de saúde.
É bastante conhecida e exaltada devido à sua eficácia nos tratamentos emocionais, psíquico, dores e inflamações como:
- dores na coluna e articulações, tensão muscular e menstrual, enxaqueca, depressão, problemas respiratórios, neurológicos, digestivos, urinário, endócrino, musculares, baixa imunidade, ansiedade, síndrome do pânico, insônia, dentre outros.
Não sendo uma técnica apenas alternativa e sim CURATIVA, a acupuntura implica num método seguro, eficaz e benéfico.
Pode ser tranquilamente utilizada em qualquer pessoa, incluindo recém-nascidos, idosos e gestantes (neste caso, apresenta contra-indicações em alguns pontos específicos).