A Microfisioterapia — ou Microkinesitherapie — é uma técnica de terapia manual de origem francesa inventada por dois fisioterapeutas Osteopatas: Dr. Daniel Grosjean e Dr. Patrice Benini criada e aprimorada na década de 80.
A Microfisioterapia é embasada cientificamente nos seguintes estudos:
- epigenética (hereditariedade e influência dos meios);
- filogênese (evolução das espécies);
- embriogênese (formação do embrião);
- física quântica (energia, frequência e vibração);
- neurociência (cérebro e sua relação com o comportamento humano);
- ontogenia (desenvolvimento de um indivíduo desde a concepção até a maturidade).
Através de toques sutis e suaves no corpo, conseguimos identificar por meio de mapas corporais marcas de eventos marcantes não digeridos por nós. A técnica nos permite identificar e datar esses eventos que, consequentemente, permaneceram no nosso corpo físico em forma de cicatriz tecidual. É feita uma nova reprogramação à nível de memória celular, visto que essas cicatrizes são, então, eliminadas e digeridas do corpo físico que se associa à nossa mente consciente e inconsciente. Que o nosso corpo considerou como indigesto emocionalmente ou como agressão vindo de eventos e/ou registro marcante, a técnica consegue identificar, datar e, ao mesmo tempo, estimular a autocura e autocorreção do mesmo.
A Microfisioterapia — ou Microkinesitherapie — consiste em dar um novo sentido à vida, eliminando marcas de eventos difíceis vividos no nosso passado, que se correlaciona ao presente e também se interliga ao transgeracional (transmissão legada de geração em geração).
Essa técnica pode auxiliar nos tratamentos emocionais como perdas e separações, medos e fobias, angústias, tristezas, dores físicas e emocionais, ansiedade, síndrome do pânico, enxaqueca, problemas digestivos, respiratórios, alergias, problemas articulares, dentre outros.